Por que sentimos a necessidade de cortar os nossos cabelos quando queremos mostrar para o mundo que estamos passando por mudanças internas?

Data

Criador

Por Isabele Barbosa

Ver Hora

2 minutos minutes

Por que sentimos a necessidade de cortar os nossos cabelos quando queremos mostrar para o mundo que estamos passando por mudanças internas? Seja por conta de término de relacionamento, começo de um novo ano, uma decepção, um novo emprego ou simplesmente para renovar o nosso astral. O cabelo tem esse poder sobre a gente. Ele consegue nos deixar mais bonitos, mais seguros, mais fortes, mais confiantes e mais autênticos. O cabelo mostra muito do que a gente é e do que a gente está passando no momento.

Todas as minhas grandes mudanças acompanharam um corte de cabelo. Olha, eu nunca fui muito apegada ao comprimento dele. Então, se eu estivesse passando por alguma decepção, era a hora de visitar o meu cabeleireiro, que me acompanha desde os meus 5 anos. Nessa faixa etária, quem escolhia o meu corte de cabelo era minha mãe e era sempre o mesmo: chanel e com franja. Esse corte me acompanhou por um bom tempo, mas em um dado momento, finalmente, pude ter mais autonomia sobre ele. 

Foi então que tive controle sobre o meu cabelo. Nesse momento, é como se eu dissesse: “a partir de agora, a escolha é minha e eu faço o que quiser”. Pois bem, deixei crescer, depois cortei curto de novo, fiz franja e até pintei de outras cores – e foi aí que cometi alguns erros que custaram a minha autoestima. Mas, uma coisa é certa: todas as vezes em que saí do salão, eu me sentia uma nova pessoa. Era como se a minha bateria tivesse sido recarregada.

Sinto que cortar o cabelo é uma espécie de ritual de passagem, que marca o fim de um ciclo e o início de outro. Cada corte é uma oportunidade de deixar para trás o que já não nos serve mais, de nos libertarmos de pesos emocionais e nos abrirmos para novas possibilidades. Ao cortar o cabelo, não estamos apenas mudando nossa aparência física, mas também nossa percepção de nós mesmos. É o momento perfeito para pensar: “estou pronta para enfrentar o que o futuro me reserva”.

As mudanças são necessárias em nossas vidas. E se você precisa de um empurrão para iniciar uma nova fase, que tal começar deixando algumas coisas para trás? Talvez alguns fios de cabelo, algumas roupas que não te servem mais, alguns hábitos que não combinam mais com você ou até mesmo alguns ambientes que não te cabem nessa nova fase. Esse movimento acaba representando uma quebra com o que fomos para nos tornarmos aquilo que queremos ser. 

O cabelo é só a pontinha do iceberg. Por trás dele, tem muitas histórias de superação e muitas bagagens que fazem cada ser humano ser único. E você, quantas histórias o seu cabelo tem para contar? 

Isabele Barbosa

Jornalista com especialização em Marketing, mineira de Juiz de Fora e apaixonada por futebol. Tem prazer em ouvir e contar histórias — tá aí o motivo de fazer jornalismo. Não passa um dia sem ouvir música e trabalha na Casa do Saber, uma plataforma de conteúdos e cursos com os melhores professores do país. 

@isabeleladeirab

Talvez você também goste