“Por uma Mídia Propositiva e o Bem-Estar da Civilização”

Ao longo da pesquisa "Por uma Mídia Propositiva e o Bem-Estar da Civilização", o Instituto Vozes da Aprendizagem e Sustentabilidade Emocional mergulha na análise dos impactos da mídia negativa versus a mídia propositiva na vida das pessoas e na sociedade como um todo.

Data

Criador

Instituto Vozes da Aprendizagem e Sustentabilidade Emocional minutes

Ver Hora

45 minutes

Ao longo da pesquisa “Por uma Mídia Propositiva e o Bem-Estar da Civilização”, o Instituto Vozes da Aprendizagem e Sustentabilidade Emocional mergulha na análise dos impactos da mídia negativa versus a mídia propositiva na vida das pessoas e na sociedade como um todo. Nossa jornada de investigação visa entender a proporção de mídia negativa disseminada em veículos tradicionais e nas redes sociais em comparação com o conteúdo propositivo gerado e compartilhado em canais de comunicação e plataformas digitais.

O aumento do uso das redes sociais e o tempo de tela da população tornaram-se focos de estudo relevantes, especialmente no contexto do consumo de notícias negativas e seu possível impacto nos índices de ansiedade, depressão e suicídio que vem crescendo em escala exponencial nos últimos anos e atenuado pela pandemia. Um dos nossos objetivos, para além de mapear a correlação entre o aumento do consumo de mídia negativa em geral, e os índices de saúde emocional, é também desvendar as razões pelo fascínio humano pela “desgraça alheia” e compreender por que o conteúdo violento é consumido de maneira tão exacerbada.

Ao longo dessa pesquisa, mergulharemos nas motivações que impulsionam a produção, consumo, distribuição e financiamento de conteúdos negativos. Por que empresas financiam esse tipo de conteúdo? Buscamos entender as raízes desse comportamento cultural, a fim de propor uma abordagem que desafie esse paradigma. O objetivo primordial é criar uma hipótese e uma proposta capazes de direcionar a sociedade para uma nova perspectiva construtiva e positiva.

Investigando temas e termos como: “infoxication” e “doomscrolling”, o que podemos aprender com seus impactos e efeitos e como podemos ir na contramão dos mesmos?
Acreditamos firmemente que, ao destacar os bons exemplos da sociedade através da produção, distribuição e financiamento de conteúdo propositivo, podemos alterar a narrativa atualmente dominada por tragédias e violência. Nossa pesquisa almeja transformar a máxima de que “violência vende” para uma abordagem mais construtiva e inspiradora, oferecendo propostas e soluções para os desafios cotidianos sem explorar a tragédia.

Ao investigar soluções já existentes e propor uma forma de produzir e distribuir conteúdo inspirador e motivacional, acreditamos que podemos gerar um impacto positivo significativo na sociedade. Nossa visão é fomentar uma mentalidade construtivista, incentivando uma abordagem mais colaborativa e solidária para a construção de um futuro mais promissor.

Ao final desta pesquisa, esperamos não apenas compreender as raízes do atual cenário midiático, mas também apresentar alternativas tangíveis para uma sociedade mais saudável e positiva. Acreditamos no poder da mudança de perspectiva e na influência transformadora da mídia propositiva para moldar um futuro onde o bem-estar da civilização seja a principal prioridade.

Talvez você também goste